quinta-feira, 25 de agosto de 2011

William Eugene Smith


          William Eugene Smith (1918-1978) nasceu no Kansas, Estados Unidos. Iniciou sua carreira fotografando para jornais locais, trabalhou para grandes revistas como a Newsweek e a Life, além de fotografar para a agência Magnum.
          Suas fotografias possuem forte apelo social, sendo responsáveis por diversos ferimentos sofridos por Smith. Na Segunda Guerra Mundial, fotografou as batalhas de Saipan, Guam, Iwo Jima e Okinawa. Nesta última, enquanto fotografava a ofensiva norte-americana contra o Japão, sofreu um ferimento de guerra que lhe custou mais de trinta cirurgias. Em 1972, registrou os efeitos doença de Minamata, no Japão e foi atacado por empregados da fábrica Chisso, responsável por jogar metais pesados em fontes de água em torno de Minamata e desencadear a doença. Smith sobreviveu ao ataque, porém teve a visão de um olho danificada.
          Suas fotografias humanistas o tornaram uma referência na história da fotografia. Em sua série Aldeia Espanhola registrou a pobreza e o descaso sofridos por uma pequena vila espanhola, durante a ditadura do general Francisco Franco. A forte mensagem visual da reportagem, publicada na revista Life, gerou imensa repercussão.
          Algumas de suas obras são: A Parteira; Enfermeiras Minamata; doutor País e Albert Schweitzer - Um Homem de Misericórdia.









 
Link recomendado: http://smithfund.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário